quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

África - O Começo

A África sempre exerceu uma atração especial sobre mim. É muito mais que um continente, muito mais que um lugar cujo passado (e presente) sofrido só pode, no mínimo, chamar a atenção de todos - mas é, para mim, um dos pontos de chegada.
Todos nós somos movidos por nossas metas, pelos desejos latentes do coração e da alma, e algo pelo qual levanto todos os dias é a certeza de que tenho tarefas a cumprir nos países africanos. Sim, a gente precisa de cuidados extras, de olhares atentos...; mas não é puramente a AIDS, ou as guerras civis, o tráfico de humanos, e tantas outras desgraças, que me motivam a cruzar o oceano Atlântico e fincar os pés neste solo ancestral. O anseio vem de raízes longas e antigas que me chamam para o lado de lá; puxam com força descomunal; e vem a explicação: Também sou filha da África, e como boa filha lhe devoto os meus préstimos.
Mas que filiação é essa?! Tão displicente! Eu olho para dentro de mim e vejo um turbilhão de sentimentos, mas tão pouco conhecimento. O que sei eu sobre a África, sobre as misérias, e sobre as riquezas? Terei eu informações o suficiente para fazer-me útil, fazer-me pronta para a missão. A resposta é, como boa Socrática: "Não. I only know how little I know... Só sei que nada sei".
Motivada diante da minha ingenuidade; dos meus anseios mais profundos; de uma dose extra-forte de amor à África e ao saber - como boa seguidora da essência filosófica - eu dou início a uma série de artigos e reportagens acerca do continente africano. Trazendo a mim, e aos meus leitores, informações valiosas acerca de países que não devem permanecer no conformismo mundial. Chegou a hora de arregaçar as mangas, e colocar as mãos na massa desse plano por um mundo melhor.

Nenhum comentário: