sábado, 6 de setembro de 2008

Retrospectiva Rebecca -- Parte II


Dia de empacotar livros... É estranho decidir quais levar, quais deixar. Não há exatamente um critério, só o das obras que têm valor sentimental para mim; e outras que são realmente importantes ter por perto, como um volume único de Matemática -- levando em consideração que as Ciências Exatas sempre me perseguiram, aonde quer que eu fosse.

E sempre que estou empenhada em definir o que levarei comigo, não posso deixar de lembrar de tudo por que passei até aqui. Como, por exemplo, a escolha das universidades para as quais aplicar, e também os SATs e Toefl.

Escolher as escolas é bastante complicado, principalmente porque é como estar escolhendo uma nova casa para morar. Não adianta procurar as melhores instituições, se você não gosta de cidade grande / meio suburbano. Lia as missões das universidades, e procurava entender com o que elas se comprometiam no ensino das majors; e assim ia marcando na lista os locais que mais me interessaram: University of Pennsylvania; Barnard College; Ithaca College; e Lawrence University.

Estava focando, no início, na Nova Inglaterra, mas acabei indo para a região centro-leste dos Estados Unidos, sem perceber. A Lawrence University, na minha cabeça, não iria me aceitar -- ela era muito rígida nos SATs, e eu achava que não havia conseguido notas tão competitivas. E após um tempo silencioso, comecei a ouvir palavras de consideração da Lawrence.

O que mais me chamou a atenção foi o quê acolhedor de todos os e-mails. Os membros do escritório de admissões da escola eram bastante atenciosos e complacentes, e escreviam e-mails sempre muito detalhados. Aos poucos fui entendendo a importância da comunidade de alunos internacionais para a Lawrence, e o quanto eles precisavam ser criteriosos na escolha. "Seja o que Deus quiser, então...". E quando a resposta foi afirmativa, nem acreditei!

Guardando todos os livros que irão comigo (como O Diário de Anne Frank; Literatura Americana / Brasileira / Portuguesa; dicionários de estimação...) pensei no quanto batalhei por essa nova etapa da minha vida; e também no quanto pretendo estudar na Lawrence. A universidade me deu uma oportunidade única, e preciso corresponder às expectativas que estão depositando em mim, única brasileira da turma de 2012.

Muito mais que Rebecca, preciso ser o Brasil inteiro, e saber representá-lo bem, com honra. Não pretendo, definitivamente, desapontar ninguém.

Um comentário:

[Leonardo] disse...

Becca, do nada pensei hoje: "a Rebecca viaja essa semana!".
A minha sensação foi de desespero, sério! O tempo voa, hein?
Precisaaaaaaaaaaaamos conversar! E ah, YOU ROCK!